A véspera do encerramento do I Congresso Eucarístico teve a programação comum a todos os dias: catequese, adoração ao Santíssimo, ato devocional e missa. Mas, teve também o lançamento do livro de Dom Luiz Mancilha Vilela, Arcebispo com um roteiro de oração para uma visita à Catedral de Vitória. O roteiro contempla um percurso que começa do lado de fora com observação da fachada e laterais e termina com o detalhe que é a palma na mão da imagem de Nossa Senhora da Vitória.
A fila para ganhar o autógrafo do autor ficou enorme e foi necessário fazer uma lista de nomes para que o Arcebispo autografasse após a missa.
A exposição sobre a história da Igreja fez sucesso durante todo o dia e provocou nos visitantes sensações e lembranças de tempos passados e atuais e teve de crianças e adultos a aprovação e o aplauso para o personagem São José de Anchieta.
A missa foi presidida por Dom Mário Marquez, bispo de Joaçaba, SC e que foi bispo auxiliar de Vitória de 2006 a 2010. Hoje, dia dedicado aos movimentos e pastorais que trabalham com famílias, a homilia também foi direcionada para estes. Dom Mário serviu-se das imagens propostas pelo Evangelho, roupa nova e vinho novo para falar das relações humanas e das “coisinhas” que fazemos para magoar os outros e nos afastar da alegria de estar com Jesus. Ainda com base na leitura do Evangelho, Dom Mário convidou a todos a romper com as estruturas obsoletas e arcaicas e festejar com Jesus.
A festa continuou pela noite com apresentação de cantores católicos e animação na praça de alimentação.
Adicionar Comentário